Segunda-feira, 16 de Março de 2009

Nem sempre o que fazemos por bem está bem feito...

Nem sempre o que fazemos por bem está bem feito...e foi isso que me aconteceu.

Para os mais atentos ao blog devem ter estranhado eu ontem não ter postado.
Sou uma pessoa muito transparente e por isso vou relatar o que se passou ontem nos anos da Tixa:
A festa já decorria quando cheguei...a miúda estava estranha e depreendi que fosse pelo processo que está a decorrer...Vi os postais...que era muitos e lindos!
Tirei imensas fotografias para publicar aqui e vim feliz!!!
Á noite a Irmã responsável ligou-me e perguntou se eu tinha posto alguma coisa na net e o que era um blog...disse-lhe que sim e que lhe mostraria quando quisesse...ela respondeu que tinha tido um telefonema a saber como tinha corrido a festa e que a pessoa (que o fez decerto na melhor das intenções!) terá dito que estava tudo na net...
Em nenhuma altura me senti intranquila pelo que fiz antes pelo contrário...pois fi-lo de boa fé!
Estas religiosas não têm contacto com a net nem com televisão pelo que percebo que não tenham entendido.
Combinei ir mostrar tudo no dia seguinte e assim foi.
Hoje rumei cedo para lá como estava combinado  para mostrar tudo e deixar tudo esclarecido.
A Irmã percebeu tudo depois de eu ter explicado e não viu "mal" mas pediu-me que retirasse as fotografias das miúdas...coisa que irei fazer JÁ!
Quanto aos postais..."mea culpa"...foram motivo de perturbação para a criança (coisa que nunca me terá passado pela cabeça!) pois não percebeu porque é que as pessoas que não a conheciam lhe tinham mandado tantos postais...Além de que tão perturbada que estava, de ver tanta coisa para ela não ligou a nada do que as colegas lhe ofereceram, o que entristeceu muito as outras crianças...
Exposto isto espero que entendam, que o que eu julgava que se iria repetir nos aniversários, não vai voltar a acontecer.
Agradeço-vos do fundo do coração, a todos os que enviaram os seus cartões para enviar a esta princesa e ás princesas que os fizeram, que foram muitas!
Peço desculpa por retirar as fotografias mas sou uma pessoa de palavra e assim vou retirá-las. Irei oportunamente substitui-las por outras onde não apareçam estas crianças.
Espero que entendam o sucedido e me desculpem...o TCC irá continuar com toda a sua força mas sem fotografias da casa e das meninas.
Penso que não houve momento algum em que me sentisse a invadir a privacidade  delas, até porque pus fotografias minhas e da minha filha e da Madalena...mas não vou voltar a fazê-lo.
A todos que me têm dado força para continuar a fazer o TCC agradeço do fundo do coração... e bem hajam por serem assim!
Continuo muito tranquila!
publicado por Nucha às 12:46
link do post | comentar | favorito
19 comentários:
De cabelosnoar a 16 de Março de 2009 às 16:46
Um dos meus lemas de vida é " Se tivermos a nossa consciência tranquila o que os outros dizem ou pensam não nos afecta" Tenho a certeza que agiu com a melhor das boas vontades, por isso não se sinta culpada acho que o seu esforço é precioso e deve ser acarinhado e louvado. Até me me senti um pouco aliviada porque acabei por não conseguir enviar um postal como pretendia. Não desanime, de certeza encontrará outras formas de dar um pouco de alegria a essas crianças . Força!
De Nucha a 16 de Março de 2009 às 20:19
Obrigada cabelosnoar, o vosso feedback é muito importante para mim...bem como a vossa compreensão.
Um abraço!
De Kada a 16 de Março de 2009 às 19:09
Nem sempre o que fazemos por bem está bem feito...quando são vistos por outros olhos. É verdade, isso acontece, mas desde que o façamos pelo bem dos outros ou para ver uma criança mais feliz, no final e no conjunto podemos perceber que valeu a pena. Agora é momento para continuar em frente. Foi mais uma lição de vida que nos vai fazer ir para a frente com a cabeça erguida! Temos que compreender e aceitar, afinal somos todos diferentes.
Mas parabéns pelo que tem sido feito e força para continuar. Ah e muita tranquilidade! Nós cá estaremos para acompanhar essa luta - a de fazer uma criança, ou várias crinças felizes. Um beijinho.
De Nucha a 16 de Março de 2009 às 20:21
Kada, obrigado por estas palavras...é que foi um bocadinho frustrante, mas para a frente é o caminho!
Beijinhos!
De Mini a 16 de Março de 2009 às 23:50
Minha querida... :)
Só podes e deves estar tranquila mesmo. O que aconteceu foi um precalço... já resolvido... porque vão continuar a existir Moiras, Ritas, Kadas, cabelosnoar, AMC's, muito solnocoração, Raquéis, Mafalus, Farroscais II, KontaK_ToS, Sonias Pessoa, Joanas, I See's, Pedros Oliveira, e um montão de Friends, anónimos, e todos os outros que te seguem............ e acreditam no 3CC
(Ah... e muito sapo por aí espalhado!)
:) Beijooooooooooooooooooooo
(Só tu é que me fazes saír do registo estapafúrdio para este que não tenho geito!!!!)
AVANÇAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
De Nucha a 17 de Março de 2009 às 08:32
Só mesmo o teu comentário para me fazer rir...claro que sim...são esses amigos que me vão ajudar a superar esta frustração...porque entendem!
Beijossssssssssssssss!!!
De mafalu a 17 de Março de 2009 às 00:59
Compreendo a sua frustração...só pensou em dar alegria,como quem distribui rebuçados! Ja lhe disse k tenho um caso,bem triste por sinal:o que nos dói mais é isso mesmo(no meu caso)ter paciencia,mes após mês,e ficar...á distancia regulamentar! Ñão estou convencida,que as crianças tenham a ganhar,ao terem de viver á margem do mundo REAL. Enfim, a Nucha faz o que pode! Os superiores direitos das crianças,ainda não estão adquiridos.abraço.Mafalu
De Nucha a 17 de Março de 2009 às 08:29
mafalu...ainda bem que entendem. Como respondi á Ana a minha frustação tem mais a ver convosco porque eu gostava que "vissem" entende?
Um grande abraço!
De KontaK_ToS a 17 de Março de 2009 às 07:28
Linda! Deixo-te esta parábola!
"Era uma vez um Maharaja que vivia numa corte faustosa. Todos os dias, na altura do almoço, um mendigo entrava no seu palácio e oferecia-lhe um fruto fresco, acabado de colher. O Maharaja mandava um servo receber o fruto e guardá-lo nas caves do palácio. Este ritual repetia-se todos os dias, e o Maharaja, no seu mais íntimo, perguntava-se qual o sentido desta oferta sem encontrar uma resposta. Um dia, quando o mendigo se aproximou de novo com o fruto na mão, um macaco saltou e roubou o fruto. Depois sentou-se ao pé do trono e começou a trincar o fruto. Para espanto do Mharaja e de toda a corte, o caroço do fruto emitia um imenso brilho e quando olharam de perto, descobriram que se tratava de um lindíssimo diamante. Espantado, o Mharaja mandou um servo ir buscar os outros frutos que já estavam meio podres. Todos tinham no interior um diamante brilhante." A fase da descoberta há-de chegar!
Ah! Para além de nem todos poderem gostar de amarelo, outros não sabem "gostar" de Rosa!
O valor das pessoas não deve ser avaliado pelo que fazem (exterior), mas pelo que são (intenção com que fazem) (interior)! Por isso és linda, Linda, LINDA! ... Pronto, SOMOS!
Fica bem!

Ana
De Nucha a 17 de Março de 2009 às 08:27
Ana...
Foi muito bom abrir o pc e ver estes comentários...a minha frustração só surge porque achava importante quem está desse lado ver o rosto daquelas crianças que existem e são reais...além de que era uma forma de partilha! Mas eu entendo...obrigado pelas tuas palavras!
Um abraço!
De Raquel a 17 de Março de 2009 às 09:47
Nucha, confesso que fiquei triste, pois sei que fez o pedido do envio dos postais com boa intenção, parece-me que quem fez esse telefonema só teve no meu ver más intenções, desculpe, mas é o que eu acho.Não se martirize, pois fez o que fez a pensar que daria uma alegria a Tixa.
Beijo grande
De Nucha a 17 de Março de 2009 às 09:58
Raquel,
Sabe que eu acho que não foi má a intenção...foi até para saber se tudo isto era verdade? Quem sabe?
Fiquei mais triste por vós, acredite...mas percebo que terá tido um impacto tão grande que acabou por ser negativo. Confesso que não pensei que o fosse! Sabe que ás vezes o meu coração fala mais alto que a razão...e nem sempre é bom!
Bj grande e obrigada pelo suporte!
De Moira a 17 de Março de 2009 às 12:28
Nucha,
Nunca coloquei fotos que mostrassem caras ou nomes de pessoas que pudessem ser facilmente identificadas. Faço-o por uma questão de princípio, não porque queira permanecer anónima. Há formas muito simples de dar a volta à questão, e acredito que é melhor para as meninas não aparecerem nas fotos. Sei que tudo o que tens feito é para ajudar, é feito com a melhor das intenções e por isso não tens que te sentir mal, ou sequer triste, a tua consciência deve permanecer tranquila e pensaremos noutras soluções. As fotos podem ser tiradas de forma a que não apareçam as carinhas delas, mas podem aparecer os doces nas festas, as mãos ou outros pequenos pormenores, eu depois mostro-te como se faz (mando-te ideias por e-mail), em relação aos nomes dos intervenientes podem aparecer apenas as iniciais e assim nunca expões ninguém.
O que importa é continuar o trabalho a que te propusestes e que quanto a mim está a ser bem feito.
Beijocas
Moira
De Nucha a 17 de Março de 2009 às 12:43
Moira,
Quando coloquei as meninas nas fotos não pensei e nao senti que as tivesse a expor pois eu propria lá estava bem como a minha filha.
Quem ajuda gosta de ver um rosto... e eu pensei que isso era importante e fui por isso irreflectida...Só tenho que ir para a frente e por outro caminho!
Um beijo!
De mafalu a 17 de Março de 2009 às 12:30
VAMOS CHEGAR AO NOSSO OBJECTIVO;Ocaminho pode ser outro,mas temos de o encontrar!Nucha,vamos em frente! Pessoalmente,acho estranho as meninas não poderem ver televisão.Não para a tv ser vista sem critério:mas sendo os programas bem escolhidos pelos educadores, pode ser certamente, um meio de descoberta e enriquecimento educativo. Acho ,que se calhar sou eu que estou noutro mundo....ou estarão as meninas metidas numa bolha,fora do REAL???Desculpe Nucha, a minha sinceridade:não sei ser de outro modo. Vejamos:vivo uma situação muito delicada que tambem envolve menores...Deus sabe o que dói. Mas...essa de não verem tv,não entendo:Não admira que a Ticha,se agarre ao casulo onde sempre viveu de janelas fechadas,para o resto do mundo. Dediquei toda a minha vida activa á educação de crianças,mesmo com algumas deficiencias, por vezes.Tenho no curriculo várias crianças que ajudei a crescer em colaboração com os seus pais. Acrescescento, 2 filhos e 5 netos. alguma coisa me está a escapar:Não sou capaz de entender essa coisa da tv ser tabu! Peço desculpas á NUCHA,mas eu sou assim.quando não entendo:quero entender!UMA COISA É CERTA: ESTE MUNDO PRECISA DE MUITAS NUCHAS!!! Mafalu
De Nucha a 17 de Março de 2009 às 12:38
mafalu, essa da televisão eu entendo...elas são 13 e de várias idades o que complica um bocadinho...mas elas aos domingos, ás vezes vêm videos (criteriosamente escolhidos) sem problemas.Não têm tv porque como são miudas que já assistiram a muito, e como na tv passam muita violência querem poupá-las a isso e entendo.
A Tixa agarra-se porque é amada lá e é a familia que tem e conhece...
A mafalu é como eu, quando não sabe quer saber e perceber, certo?
Um grande abraço!
De mafalu a 17 de Março de 2009 às 15:44
OBRIGADA Nucha pela sua atenção ao informar-me melhor.Disponha tambem.abraço.Mafalu
De solnocoracao a 19 de Março de 2009 às 00:55
Querida Nucha,

vi agora este sarrabulho... Consigo perceber a protecção a identidade das miudas«, muito bem. Não me chaca que aqui estejam mas percebo que se protejam. O não verem TV tenho reticências... mas o que não consigo entender mesmo, mesmo é o telefonema...esse não é inocente e coloca má intenção em si o que não me agrada mesmo nada!
Porque eu nunca me passaria pela cabeça dirigir-me à Casa ou às Irmãs sem ser consigo porque foi a Nucha que me levou até elas, ou pelo menos sem lhe dizer. Neste caso concreto do telefonema também falaria primeiro consigo. Tenho para mim que as Irmãs conhecem bem a realidade do mundo e não tenho qualquer duvida de que se Jesus viesse hoje à terra usaria todos os meios que tivesse ao alcance. Peço desculpa se vou escrever uma barbaridade mas se calhar as crianças mais velhas (não sei idades) deviam começar a conhecer (com critério) a internet para não serem excluidas do mundo onde vivem. Talvez fosse bom ir mostrando o que aqui se passa lá na Casa. Perceber que este é um meio de ajuda e de partilha. mesmo não dando muita coisa material rezo por todos, todos os dias (meninas, irmãs, Nucha...)! E portanto dar a conhecer na casa que aqui se gerou uma onde de ternura e de compromisso com a Casa!
O que NUNCA está em causa é primeiro a sua boa intenção e a pessoa única que é! É um sol na vida delas e na nossa também e depois nada põe em causa que tudo isto continue...apenas com imagens noutros ângulos. Eu tenho um enorme orgulho em si e, neste tempo de Quaresma, admiro-a porque sabe bem fazer o jejum que é verdadeiramente agradável ao Senhor. Nunca desista Nucha: por nós, pelas Irmãs e por si. Beijos imensos e estrelados! Xi-Coração! Apertado e sentido!
De Nucha a 19 de Março de 2009 às 08:20
Depois deste comentário nem sei o que dizer Teresinha!!!!!
Vou explicar alguns pontos...as miúdas em casa não vêem TV , ás vezes ao domingo vêem um vídeo criteriosamente seleccionado porque naquela casa não entram filmes violentos pelas razões óbvias...as mais velhas vão ao IPJ mexer nos computadores aos fins de semana portanto não desconhecem que existe mas na casa não há PC .
A criança mais velha tem 11 anos.
Agora temos, eu tenho, de perceber que aquela realidade é outra e não entendem o uso massivo da internet como ferramenta útil...conhecem ou já ouviram falar dos efeitos nefastos...não daqueles que são verdadeiramente bons...
Quanto ao telefonema não creio que possa ter sido feito com má intenção...não foi decerto! Eu percebo também que as pessoas se queiram certificar pois não me conhecem e isso legitima-as de certa forma! Apesar da contrariedade,digamos, claro que não vou desistir...pelas miúdas, por vós, pelas Irmãs e por mim...
Beijo e abraço estrelado do fundo do coração!

Comentar post

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 24 seguidores

.pesquisar

.arquivos

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.Subscrever por email

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

As fotos publicadas neste blog não são, na sua maioria, da minha autoria. Inspiro-me simplesmente quando vejo algumas e guardo-as. Uso-as quando elas permitem expressar o que sinto ou quero dizer. Espero que sejam tão inspiradoras para si como o são para mim. Se for autor de alguma das fotos que se encontram neste blog, cujo principal fundamento é a solidariedade, agradeço que me contacte para poder colocar o seu nome com os devidos créditos de autoria, ou se preferir posso retirá-la,basta enviar-me um e-mail ou deixar um comentário.
blogs SAPO

.subscrever feeds