Sexta-feira, 23 de Outubro de 2009

Bruna Vitorino e a sindrome de HEADD...

Não fico indiferente aos apelos que me chegam, por isso, aqui fica um outro, feito na primeira pessoa.Foi a   maravilhosa Tia da Marta, a Maria João que me pediu ajuda e aqui fica.

Sim, do "Vamos ajudar a Marta"

Olá! Eu sou a Bruna e gostaria de ganhar novos amigos.

Eu sou a Bruna Sofia da Conceição Vitorino. Moro no Casal de São Brás - Amadora. Faço anos a 29 de Abril, e nasci no ano de 2004.

Nasci de parto normal, às 41 semanas com 3,370 kg e 50 cm, aparentemente sem problema nenhum. Aos 6/7 meses é que começaram a perceber que eu tinha algum problema. Ao principio pensavam que toda a minha inactividades era preguiça, eu não brincava, nada me chamava a atenção, bebia o meu leitinho e dormia, era uma bebé muito calma.

O único problema que que viram era que eu não conseguia comer nada sólido, engasgava-me com tudo. Comecei a segurar a cabeça aos 15 meses e a sentar aos 2 anos.

Desde os nove meses que ando a ser seguida no Hospital Dona Estefânia nas consultas de desenvovimento e genética. Depois de muitos exames a única coisa que detectaram foi uma miopia extrema e estrabismo (Não via quase nada). Também fiz fisioterapia em Alcoitão, mas 2 dias por semana não era nada.

Hoje ainda não ando, não falo e tenho muitas limitações, não consigo fazer nada sozinha. Até Novembro de 2007 não tinha diagnóstico, a única coisa que me diziam era que tinha um atraso muito grande no desenvolvimento e que dificilmente tinha recuperação. No dia 30 de Novembro de 2007 parti para Cuba, cheia de esperanças e aí foi diagnosticado um problema genético, sindrome de HEADD.

Só em Julho de 2007 é que comecei a ter Epilépsia e desde aí tenho tido muitas crises que acabam quase sempre em internamento hospitalar.

Estive 2 meses e meio a fazer tratamento em Cuba, na clinica Ciren e melhorei bastante. Ganhei massa muscular, comecei a controlar melhor os meus movimentos, já tenho motricidade fina, aprendi a sentar-me melhor, a bricar, comecei a emitir alguns sons, a mastigar melhor os alimentos, comecei a olhar para o mundo que me rodeia.

Eu sei que preciso de trabalhar muito para um dia conseguir fazer o que os outros meninos da minha idade fazem e principalmente brincar com a minha mana que tem 8 anos e que gosatva muito de me ver melhor. 

Na clinica disseram-me que eu posso recuperar bastante mas para isso tenho que voltar o mais rápido possivel para continuar a minha longa caminhada para tentar um dia ser independente. Mas infelizmente os meus pais não conseguem suportar tanta despesa. Para estes 2 meses e meio pediram um empréstimo ao banco e agora não conseguem arranjar o dinheiro suficiente para eu poder voltar a Cuba. Para fazer mais 2 ciclos de muitos que eu ainda preciso de fazer, preciso de 16 mil euros, sem contar com as viagens.. Mas eu sei que eles não vão desistir e que vão tentar tudo para que um dia me possam ver a andar sózinha, a correr e a acompanhar a minha maninha que eu adoro muito.

Por isso peço-vos ajuda do fundo do coração.

Agradeço muito a quem me quiser ajudar.

Um grande Beijo

Bruna Vitorino 


O meu site é 
http://bruna.sofia.vitorino.googlepages.com/

e o meu e-mail é bruna.sofia.vitorino@gmail
.com

 

publicado por Nucha às 08:06
link do post | comentar | favorito
4 comentários:
De Piquenina a 23 de Outubro de 2009 às 09:58

terás noção do que fazes pelas pessoas?

bjinhos abraçadinhos
De Nucha a 23 de Outubro de 2009 às 13:18
És uma querida!
Abraçadinhos para ti!
Nucha
De Fátima a 24 de Outubro de 2009 às 07:49
Nucha.
Vou divulgar este apelo no meu blog (http://cores-solidarias.pt.vu/), e noutras redes sociais para que esta mensagem tenha o máximo de divulgação possível.
Bem hajas!
Beijinhos e bom fim de semana.
De Nucha a 24 de Outubro de 2009 às 10:25
Força, Fátima!
É preciso divulgar.
Bom fim de semana.
Abraço.
Nucha

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

.arquivos

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

.posts recentes

. IRS - Abra as portas a es...

. Vida...

. Rodoviária melhora acessi...

. Portugueses criam máquina...

. Para a prima mais bonita ...

. Vamos dar rodas ao André....

. "Seja a diferença na vida...

. Porque hoje faço anos...

. Abrir um ano novinho em f...

. Feliz Ano Novo...

.Subscrever por email

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

As fotos publicadas neste blog não são, na sua maioria, da minha autoria. Inspiro-me simplesmente quando vejo algumas e guardo-as. Uso-as quando elas permitem expressar o que sinto ou quero dizer. Espero que sejam tão inspiradoras para si como o são para mim. Se for autor de alguma das fotos que se encontram neste blog, cujo principal fundamento é a solidariedade, agradeço que me contacte para poder colocar o seu nome com os devidos créditos de autoria, ou se preferir posso retirá-la,basta enviar-me um e-mail ou deixar um comentário.
blogs SAPO

.subscrever feeds