Terça-feira, 21 de Setembro de 2010

Semana Europeia da Mobilidade...

Desde quinta-feira passada (16 de Setembro) até ao próximo dia 22, Portugal, em conjunto com outros países europeus, celebra a Semana Europeia da Mobilidade. A ideia é que os cidadãos e as cidades discutam e experimentem soluções para nos movermos melhor sem que o carro atropele o peão ou o ciclista. Se tinha estranhado aquela borla no metro, ou a rua de sua casa estar fechada ao trânsito já sabe do que se trata. Se não se tinha apercebido de nada, ainda tem três dias.
É verdade: a culpa de alguma anomalia que possa ter notado na cidade nos últimos dias é da Semana Europeia da Mobilidade (SEM). A história desta iniciativa é fácil de contar. Em 2000 e 2001 realizou-se o Dia Europeu sem Carros, correu muito bem e em 2002 decidiu-se estender o dia para uma semana e dos carros passar para todos os meios de transporte. Agora, todos os anos, há nove anos, “os cidadãos europeus têm a oportunidade de gozar uma semana inteira de actividades dedicadas à mobilidade sustentável”, acreditando na página da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

O objectivo é “facilitar um debate alargado sobre a necessidade da mudança de comportamentos relativamente à mobilidade”, incidindo, a discussão, nesse poluidor que é o carro de cada um de nós.

A ideia é ganharem os dois. O cidadão pode testar alternativas mais sustentáveis para ir para o emprego/escola/café. O município pode perceber que alterações podem ser feitas para melhorar o mesmo caminho ou, simplesmente, entreter a malta durante estes dias. Um teste do tamanho de uma metrópole, para se encontrarem soluções para ela.

Mais a sério, e resumindo, pretende-se discutir os desafios que a cidade enfrenta nestes dias de sobre-população de carros e pessoas. O tema central deste ano é “Mobilidade Mais Inteligente – Uma Vida Melhor!”, “reconhecendo-se, assim, os efeitos negativos que as actuais tendências do transporte urbano têm na saúde, tanto para os cidadãos como para as cidades em que vivem”, diz o site da APA. 

Para além disso, há prémios. No prémio atribuído na “Semana Europeia da Mobilidade 2008”, Almada conseguiu o segundo lugar (perdeu para Budapeste, Hungria). Em 2009, Gävle, na Suécia levou o prémio. Leiria concorreu à edição deste ano...

Municípios em peso

A SEM aumenta a pró-actividade e imaginação dos municípios um pouco por todo lado e Portugal não é diferente. A lista de cidades ligadas à 9.ª edição desta iniciativa é extensa: Caldas da Rainha, Porto, Torres Vedras, Funchal, Almada, Lisboa, Leiria, Palmela, Águeda, Viana do Castelo, entre muitas outras.

Na Europa, de acordo com os dados divulgados três dias antes do arranque das festividades (13 de Setembro), 1606 cidades estavam inscritas – 61 portuguesas – , mas ainda se esperava que fosse superado o número de 2181 da edição anterior. 

Todas partem com o mesmo objectivo – melhorar (ou pelo menos tentar) a mobilidade dos seus habitantes –, a única coisa que varia são as actividades. Exemplos portugueses: no dia 16, em Torres Vedras, houve uma sessão de sensibilização sobre eco-condução e Almada dedicou o dia às bicicletas (como poderá ler na quarta-feira no Planetazul). No dia 17, foi introduzida a calculadora de CO2 nas páginas da Internet da Câmara Municipal do Seixal e da AMESEIXAL e no dia seguinte (18) fez-se um workshop de condução de bicicletas. 18 de Setembro foi também o dia em que Praça da Liberdade em Almada fechou para receber o primeiro Festival da Mobilidade e um sem número de actividades, até um concerto dos Expensive Soul. Até dia 22, há mais.

publicado por Nucha às 12:50
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 24 seguidores

.pesquisar

.arquivos

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.Subscrever por email

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

As fotos publicadas neste blog não são, na sua maioria, da minha autoria. Inspiro-me simplesmente quando vejo algumas e guardo-as. Uso-as quando elas permitem expressar o que sinto ou quero dizer. Espero que sejam tão inspiradoras para si como o são para mim. Se for autor de alguma das fotos que se encontram neste blog, cujo principal fundamento é a solidariedade, agradeço que me contacte para poder colocar o seu nome com os devidos créditos de autoria, ou se preferir posso retirá-la,basta enviar-me um e-mail ou deixar um comentário.
blogs SAPO

.subscrever feeds