Terça-feira, 6 de Outubro de 2009

Timeless...

Acho, ou melhor, tenho a certeza, que por influência da minha amiga Teresa
descobri esta exposição no Museu da Fundação Oriente.
"Menos" é de certeza a palavra certeira para os dias que correm...
 
Assim:
 
O Museu do Oriente acolhe, de Setembro a Novembro, uma das exposições incluídas no programa de 2009 da Experimentadesi
gn, bienal internacional dedicada ao design, arquitectura e criatividade.
 
A bienal lançou o repto a um grupo de países e às suas comunidades criativas e o resultado é Timeless, um showcaseexperimental (cerca de 40 participantes) que propõe ideias, conceitos e estratégias sob o lema “Menos é Melhor”. Materiais e imateriais, estes novos artefactos para o século XXI deverão implicar menos recursos, sistemas de produção menos complexos e formas de distribuição mais simples.

“Menos” será sem dúvida a palavra de ordem para 2009. Milhões de pessoas terão menos dinheiro, menos habitação, menos conforto, menos comida. Atingimos o limite dos nossos recursos naturais e financeiros e não há como aceder a crédito. Temos portanto de nos contentar com menos.
 
Por mais negativa que esta realidade do “menos” possa parecer, é possível extrair dela lições válidas. Poderá menos ser mais? Poderá a célebre máxima de Mies van der Rohe adquirir um novo sentido, não apenas estilístico, mas enquanto impulso positivo em direcção a lógicas de design mais sustentáveis e economicamente viáveis? Como transformar menos em melhor? Muito se tem dito sobre a necessidade de combater o consumismo desenfreado, poupar recursos, energia, tempo. Mas como colocar em prática estas orientações? Como desenvolver produtos e estratégias que resultem num “menos positivo” que não nos faça sentir mais pobres? É possível reprogramar a cobiça? Tornar o “menos” sedutor? Como pode a ideia de “menos” tornar-se um princípio e antecipador em vez de uma mera restrição?
 
Galeria Nascente, 12 Setembro a 9 Novembro
Teresa,
A foto foi roubada para ti...
A Moira diz que eu sou uma "fora de lei". Espero que não te importes...

 

publicado por Nucha às 00:06
link | comentar | favorito
12 comentários:
De Rita a 6 de Outubro de 2009
Maluf, tenha mais fé nos jovens! Felizmente conheço bastantes que ainda são S.Martinhos e despem a capa e a cortam ao meio para darem ao próximo. Há esperança!!! Acredite, pois sei do que falo...Nós pais, temos de "trilhar" os nossos filhos no caminho da solidariedade, porque os pequenos são esponjas sábias, e absorvem coisas boas. Um beijo.Rita
De Rita a 6 de Outubro de 2009
Desculpe, mas o seu nome saiu-me mal...mil perdões...Mafalu...

Comentar post

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 23 seguidores

.pesquisar

.arquivos

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

As fotos publicadas neste blog não são, na sua maioria, da minha autoria. Inspiro-me simplesmente quando vejo algumas e guardo-as. Uso-as quando elas permitem expressar o que sinto ou quero dizer. Espero que sejam tão inspiradoras para si como o são para mim. Se for autor de alguma das fotos que se encontram neste blog, cujo principal fundamento é a solidariedade, agradeço que me contacte para poder colocar o seu nome com os devidos créditos de autoria, ou se preferir posso retirá-la,basta enviar-me um e-mail ou deixar um comentário.
blogs SAPO

.subscrever feeds